Especialidades médicas: Psiquiatra

Quando se fala em psiquiatra logo vem à nossa mente aquela imagem de uma pessoa deitada em um sofá relatando os seus problemas enquanto um médico toma notas com um caderninho. Mas, você já parou pra pensar mesmo o que faz esse especialista?

A psiquiatria é a área da medicina que trata de doenças relacionadas à mente, como a depressão e transtornos de ansiedade, entre outros problemas. O psiquiatra é responsável por diagnosticar possíveis doenças mentais, além de indicar tratamentos para reabilitar os pacientes.

Esse médico precisa estudar o estilo de vida, a cultura e o cérebro do paciente, do ponto de vista psicológico e biológico, para poder identificar os possíveis motivos de um transtorno mental. Em alguns casos, também podem ser utilizados exames de imagem do cérebro.

Nem todas as doenças psicológicas têm cura, por isso, o principal objetivo dos tratamentos é controlar os problemas mentais e aliviar os seus sintomas. Se for necessário, o psiquiatra pode receitar alguns medicamentos para ajudar na recuperação.

A depressão e a ansiedade são algumas das doenças psicológicas que mais atingem pessoas em todo o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *